)Blog(

Preparação e revisão: do autor para a editora, as várias etapas de um livro / mercado editorial; preparação de texto; revisão de texto.

Joyce Pontes Gonçalves

Sabe aquele livro que você começou a ler e de repente “se viu na cena" da narrativa, assumindo o lugar de algum personagem ou deixando-se levar por risos, lágrimas, curiosidade e empolgação a cada capítulo? Certamente, também já precisou de algum livro que trouxe a informação clara e exata para aquele trabalho da escola ou da faculdade, não é mesmo?

Se você concordou com pelo menos uma dessas circunstâncias, saiba que a missão do livro foi cumprida com êxito e plenitude!

Eis o porquê: livros que emocionam e, também, informam com clareza não possuem os simples eixos autor-prateleira-leitor. Ao contrário do que muita gente pensa ou sabe, antes de estar na sua livraria favorita, naquele sebo perto da sua casa e até mesmo na tela do seu celular, um livro passa pelas mãos (e olhos) de muitos profissionais que são verdadeiros amantes e cuidadores do texto. É como se eles lapidassem delicadamente uma pedra bruta, a fim de revelar sua beleza de forma sutil e instigante. Seria poético se não fosse verdadeiro.

Considerando que cada livro é um universo à parte, uma voz, um forte propósito, é pertinente dizer que o "nascimento" de uma obra é o encontro do texto original com o conhecimento dos profissionais do livro a respeito dele, tão somente com o intuito de enriquecê-lo e agregar fluidez, respeitando sempre a voz do autor, claro.

No mercado editorial, os livros são divididos em três tipos: originais estrangeiros, originais nacionais e originais técnico-científicos.

Para conhecer um pouco mais sobre o processo, veja a seguir um resumo das etapas e os profissionais envolvidos:

Edição

O editor é o primeiro profissional que entra em contato com o texto e toma todas as decisões a respeito dele, seja em língua estrangeira ou não. Cabe também a esse profissional a primeira leitura e apontamentos sobre a obra ou, estando tudo certo, já encaminhá-la para o preparador. Cada uma das etapas do livro, ao serem concluídas, passa novamente sob o crivo do editor para que as fases seguintes possam ocorrer. É importante ressaltar que no recebimento da obra, o texto está na sua "forma bruta", ou seja, exatamente como o autor escreveu, num arquivo de Word ou PDF, o que é de praxe.

Tradução

Se a obra for estrangeira, um tradutor é contratado. Logo após a tradução, a obra é enviada para o editor juntamente com o texto original.

Preparação 

Essa etapa é primordial para que sua emoção seja aflorada ou a informação procurada agregue ao seu saber. É esse profissional que dará fluidez à leitura, que enxerga falhas não só de escrita, mas de conceitos ou informações. O preparador anda na linha tênue de respeitar a voz e o estilo do autor, como também corrigir e alterar o que é extremamente necessário a fim de aperfeiçoar o texto. Em caso de obra estrangeira, o preparador (geralmente também conhece outras línguas) confere e compara cada linha do original com a tradução para certificar  que esteja tudo correto.

Técnico-científicos

Além de todos os procedimentos dos livros de ficção, seja nacional ou estrangeira, a obra técnico-científica necessita de uma revisão técnica.

Diagramação

É com esse profissional que a “pedra bruta” ganha o formato e a cara do livro a que estamos acostumados. Páginas, figuras, fotos e tudo mais que compõe o layout interno e externo fica sob responsabilidade do diagramador. A diagramação é o "divisor de águas" entre a preparação e a revisão. A preparação ocorre antes, e as revisões, depois.

Revisor de primeira prova

Embora as funções sejam confundidas ou até mesmo generalizadas, o preparador e o revisor exercem trabalhos diferentes; pois o texto chega para o revisor praticamente pronto, com todas as alterações feitas pelo preparador e  já aprovadas pelo editor. Mas engana-se quem pensa que quase já não há mais trabalho para esse profissional, pois são atribuições do revisor: verificar erros de digitação; apontar possíveis desalinhamentos do texto; conferir numeração das páginas, uma a uma; observar se existe sobreposição de letras (exemplo: uma letra g minúscula na linha anterior e que pode ficar em cima do acento de uma palavra na linha de baixo); correlação de imagens e legendas (exemplo: pode acontecer de abaixo da foto de um bolo estar escrito biscoito); corrigir eventuais erros de gramática; conferir parágrafos, entre outros.

Revisor de segunda prova

Cabe ao revisor de segunda prova fazer todas as verificações da primeira prova e, principalmente, observar se as correções no layout apontadas pelo primeiro revisor foram corrigidas pelo diagramador. Caso não, é necessário solicitar novamente a correção.

Revisor de terceira prova

Embora seja importante, nem todas as editoras fazem uma terceira revisão... Esse profissional exerce a mesma função do revisor da segunda prova; porém, com mais critério ainda, pois é a última revisão antes do livro ser impresso.

Sextou!

Depois de todos esses processos finalizados e aprovados pelo editor, o livro vai para a gráfica; e com mais alguns procedimentos, fica à sua espera nas prateleiras para ser lido, relido, compartilhado, discutido, ou seja, aproveitado ao máximo, pois é essa a missão de um livro na vida das pessoas.

 

+++++++++++++++ilustração de stênio santos

 

JOYCE PONTES GONÇALVES nasceu em São Paulo, numa chuvosa tarde de novembro de 1983. Formada em Letras pelo Centro Universitário Moura Lacerda, considera-se desde sempre apaixonada pelas palavras e o poder que elas têm em todos os sentidos e contextos. Entusiasta do ramo editorial, estudou sobre Preparação e Revisão de Textos pela Universidade do Livro e continua lendo a respeito. Atualmente, estuda algumas disciplinas de Marketing Digital, sua mais nova paixão.

STÊNIO SANTOS nasceu em São Joaquim da Barra, interior de São Paulo e é formado em Design pela Universidade Federal de Uberlândia. Desenha pra se encontrar e consome arte pra se perder. Apaixonado pelo surreal e onírico e por todas as coisas que se escondem no inconsciente humano. CONTATO: stenio_sjb@hotmail.com

 

 

 

16/08/2020