)Música(

Música para dias de sol / the sunshine underground, raise the alarm

Renato Alessandro dos Santos

Difícil lembrar de um álbum tão bom quanto Raise the alarm. O disco foi lançado, precisamente, no dia 28 de agosto de 2006. É uma data a ser marcada no alto da capela sistina? Longe disso. Mas os sujeitos por trás da banda The sunshine underground podem animar o horário nobre de qualquer festa disco moderninha. O nome da banda foi inspirado numa canção. Bacana, né? "The sunshine underground" é a sexta faixa riponga de Surrender, dos Chemical Brothers. Mesmo que você não seja uma pessoa muito festiva, alguém que goste de sair por aí sacolejando o esqueleto e o espírito, com Raise the alarm, primeiro álbum dessa banda formada nos corredores da Universidade de Leeds, Inglaterra, será difícil manter-se quieto em casa, com fones no ouvido, enquanto dedilha o teclado do computador ou prepara o café da manhã.

Curioso o dia em que um artista acorda de saco cheio e, aí, resolve ser esse o grande dia, o grande ponto luminoso de sua vida. Certamente, Beatles, Mutantes, Nick Drake, Run DMC & Aerosmith, Smiths, Legião Urbana, Joy Division, enfim, muitos desses artistas tiveram seu dia D, num lampejo eurekiano e divisor-de-águas. Hê, hê, o que não significa que este texto aponte Raise the alarm como o Sargent Peppers Lonely Heart Club Band do período. Nada disso. Longe disso.

Raise the alarm é simplesmente um daqueles inacredincríveis disquinhos, em vinil, CD, mp3, ou outro invólucro que enfeixe as onze canções deste trabalho dançante & rock’n’roll, que você - com sorte - encontra pela frente. Este texto é uma homenagem aos caras. Eles merecem. Se você, agora, franze o sobrolho, não acreditando nesta conversa toda, basta dar um pulinho até o Myspace dos rapazes para entender tudo.

Será que esses ingleses têm algo novo a dizer sobre o que anda acontecendo de mais efervescente no universo notívago e dançante das raves e, também, nas sempre revigoradas trilhas escarpadas onde rolam as pedras do rock’n’n’roll?

Se você confia em alguém com mais de 30, acredite: Raise the alarm,da banda The sunshine underground, é música para dias de sol, quando se está com vontade de dançar e com o espírito a dar cambalhotas. É com você. Do you wanna dance?

  • 3_05_commercial_breakdown.play

  • 3_10_my_army.play

  • 3_the_sunshine_underground.play

22/06/2009