)Cinema(

Por quem os sinos dobram? Eles dobram por ti... / Ernest Hemingway, Gary Cooper, Ingrid Bergman, guerra civil espanhola, Sam Wood, For whom the bell tolls, Oscar, Metallica

Renato Alessandro dos Santos

Durante a Guerra Civil espanhola, nos anos 1930, Robert Jordan (Gary Cooper) é um inglês idealista que, para defender os princípios de liberdade e democracia, se engaja na luta armada. Ele é uma espécie de agente secreto e tem uma missão de altíssimo risco pela frente: explodir uma ponte no momento certo, para impedir que tropas inimigas possam seguir caminho. Ao seu lado, tem um grupo de rebeldes que irá ajudá-lo a realizar sua tarefa.

Os rebeldes moram nas montanhas; com eles, vive Maria (Ingrid Bergman), uma moça de 19 anos que viu os pais serem mortos. Ajudada pelo grupo de resistência civil, é ela quem roubará o coração de Robert. Pilar (Katina Paxinou), líder dos rebeldes, encoraja Maria a ajudar o rapaz em sua missão. É dessa forma que, em meio à tensão da guerra e à iminência do ataque à ponte, amor e morte caminham lado a lado nas montanhas.

Há muita química entre Robert e Maria. É para essa paixão que o diretor Sam Wood mira sua câmera, e o que vemos é uma história que segue para um final em que algo não deverá acabar bem, por dois motivos: (1) pelo título do filme (“Por quem os sinos dobram? Eles dobram por ti...”) e (2) pela leitura que Pilar faz da mão de Robert, sem revelar o que vê, mas demonstrando preocupação com o que viu.

Por quem os sinos dobram (For whom the bell tolls, EUA, 1943) é um filme para se ver a dois, com a cara-metade. Porém, mesmo que tenha recebido nove indicações ao Oscar, não é para qualquer hora. A de ser visto sempre que o coração estiver partido. Algo que não acontece toda hora. Ainda bem. Ou não.

Por quem os sinos dobram foi baseado no romance homônimo de Ernest Hemingway.

Ouça, clicando no ícone abaixo, à esquerda, For whom the Bell tolls, com Metallica, canção também inspirada pelo romance de Hemingway.

<>_<>

Por quem os sinos dobram (For whom the bell tolls, EUA, 1943). 165 min. Versão Restaurada. Colorido. Drama. Direção: Sam Wood. Roteiro: Dudley Nichols - baseado na obra homônima de Ernest Hemingway. Fotografia: Ray Rennahan. Montagem: Sherman Todd e John F. Link. Música: Victor Young. Produção: Sam Wood. Elenco: Gary Cooper (Robert Jordan), Ingrid Bergman (Maria), Vladimir Sokoloff (Anselmo), Arturo de Córdova (Agustín), Akim Tamiroff (Pablo), Joseph Calleia (surdo), Feodor Chaliapin (Kaschkin), Katina Paxinou (Pilar), Mikahil Rasumny (Rafael) e Fortunio Bonanova (Fernando). Oscar de melhor atriz coadjuvante (Katina Paxinou)
 

  • 153_03 For Whom The Bell Tolls.play

06/06/2010